Pesquisa por voz: como impacta o SEO?
Descubra como ter um melhor desempenho na pesquisa por voz no Google e confira dicas de como otimizar seus conteúdos.
Há alguns anos, poderia ser estranho pensar em fazer uma pergunta em voz alta para o celular e ele responder, não é mesmo? Isso porque a possibilidade de realizar pesquisas por voz ainda é considerada nova para muitos. Em 2008, o Google disponibilizou pela primeira vez a busca por comandos de voz.
Em 2011, foi a vez da Siri (Apple) popularizar a interação com os assistentes virtuais, que, ao serem acionados pela fala, conseguem manter um diálogo com os usuários.
A expectativa é que esse recurso seja cada vez mais explorado, afinal ele pode agilizar diversos processos.
De acordo com a pesquisa State of Search Brasil 2, realizada em 2021, 42% das pessoas que usam o celular fazem pesquisas tanto por texto quanto por voz, enquanto 5% declaram usar apenas o recurso de voz.
Além disso, o surgimento de dispositivos inteligentes que podem ser controlados por comandos de voz evidencia ainda mais a tendência em direção à pesquisa por voz, ou, simplesmente, voice search.
Trata-se de uma funcionalidade que está dentro das casas, nos celulares e nos navegadores, podendo influenciar diretamente nos resultados dos mecanismos de busca.
De simples modo: se os usuários estão realizando buscas de formas diferentes com termos diferentes, a forma como os buscadores funcionam também deve mudar para melhorar a experiência do usuário.
Vale lembrar que o objetivo da pesquisa de voz é oferecer respostas diretas aos usuários. Para isso, é preciso ter um conteúdo otimizado e estar nas primeiras posições do Google, caso contrário, o seu texto nem será visto, ou melhor, ouvido!
Neste post, apresentaremos dicas de otimização de SEO para que os conteúdos tenham um melhor desempenho nas pesquisas por voz.
Vamos lá!
O que é pesquisa por voz?
Basicamente, consiste no envio de comandos de voz a um dispositivo que, graças ao desenvolvimento da inteligência artificial, consegue reconhecer o som e interpretar a pergunta para dar as melhores respostas.
No Google, o ícone do microfone aparece na barra de pesquisa indicando o recurso, tanto para desktop quanto para dispositivos móveis. Além disso, com as palavras mágicas “Ok Google” você pode ativar o Google Assistente no seu smartphone e realizar outras tarefas além da pesquisa.
Mas essa não é uma exclusividade do gigante das buscas. Siri (Apple), Alexa (Amazon) e Cortana (Microsoft) também são assistentes virtuais que recebem comandos de voz e podem fazer pesquisas.
A interação por meio da fala estende-se a outros aparelhos, como relógios inteligentes (Smartwatch), televisões (Smart TV) e até mesmo carros.
Pesquisa por voz x Pesquisa por texto
A principal diferença está na experiência conversacional, ou seja, na possibilidade de falar com a máquina e receber respostas.
Em termos gerais, acredita-se que a pesquisa por digitação de texto concentra-se em buscas mais sucintas com termos específicos. Já na pesquisa de voz, a pergunta é feita de forma completa, como em uma conversa.
Isso pode ser explicado pelo fato de que falar é mais rápido do que escrever. Assim, é mais fácil digitar “palavra-chave SEO” do que “como fazer uma pesquisa de palavra-chave para SEO?”.
Com um comando de voz, os resultados podem ser exibidos até três vezes mais rápido comparado a digitação, segundo um estudo da Universidade de Stanford. Além disso, os resultados gerados por pesquisa de voz tendem a ser mais direcionados.
Basicamente, eles utilizam as informações dos featured snippets, posição zero, ou o do primeiro lugar do Google para responder às perguntas.
Por isso, as buscas por voz costumam ser mais específicas ou envolver assuntos locais, como para encontrar lojas próximas da sua localização ou para saber como estará o clima do final de semana.
Não é coincidência que a funcionalidade seja usada com mais frequência nos dispositivos móveis. Segundo o Google, 27% dos usuários globais recorrem à essa função no mobile.
A pesquisa tradicional, geralmente, envolve uma busca mais ampla, possibilitando a navegação entre as páginas de resultado. Por isso, é importante entender que ambas operam de maneiras diferentes.
Como ativar a pesquisa por voz?
Para fazer uma pesquisa nesse estilo no Google, basta apertar o botão do microfone à direita do campo de pesquisa e fazer a pergunta em voz alta. Porém, algumas características podem ser diferentes dependendo do sistema operacional do celular ou do tipo de dispositivo.
Android
Usando o navegador do Google em celular Android, os passos para realizar uma pesquisa por voz são:
- Abra o aplicativo do Google;
- Localize o símbolo do microfone e clique sobre ele;
- Fale em voz alta o tema da sua pesquisa.
Simples, não é?
Já o comando “Ok Google” serve para acionar o Google Assistente, que prevê funcionalidades para além da pesquisa, inclusive conectado a outros serviços, como Gmail, calendário e outros.
CURIOSIDADE: Você sabia que agora o Gemini se tornará o assistente virtual padrão? Essa integração com o Google Assistente promete tornar a ferramenta mais eficiente e personalizada com respostas mais precisas.
iOS
Para iPhones e iPads, o funcionamento é bem parecido. Basta acessar o aplicativo do Google e realizar os seguintes passos para fazer a pesquisa:
- Acessar o app do Google;
- Clicar no ícone do microfone;
- Fazer a pergunta.
A diferença é que no IOS não é possível ativar o Google Assistente por meio do termo “Ok Google”, é preciso baixar o app específico para isso na Apple Store e fazer as configurações.
Computador
Para começar, acesse a página do mecanismo de busca. Em seguida, pressione o ícone do microfone na barra de pesquisa e permita que o navegador tenha acesso ao microfone do dispositivo. Ao receber a sinalização “Fale agora”, faça a sua pergunta.
Quais as vantagens da pesquisa por voz?
Para os usuários, a pesquisa de voz pode trazer facilidade de acesso, economia de tempo e praticidade. Além disso, as empresas também podem se beneficiar do recurso e atrair novos consumidores.
Acessibilidade
O voice search pode ser entendido como um recurso de tecnologia assistiva, ou seja, oferece suporte a pessoas que possam ter algumas limitações para realizar determinada tarefa.
Pessoas com deficiência visual ou até mesmo idosos com dificuldades para mexer nas novas tecnologias, por exemplo, podem ser beneficiados pela possibilidade de realizar pesquisas e obter respostas através da pesquisa por voz.
A acessibilidade não faz parte apenas do mundo físico, sendo cada vez mais incorporada ao ambiente digital.
Praticidade
Como falamos, falar é mais rápido do que digitar! Isso significa economia de tempo para os usuários. Além disso, as perguntas por voz costumam ser específicas, o que pode impactar diretamente na jornada de compra do cliente.
Imagine que o consumidor faça a seguinte pergunta por comando de voz: “Qual o melhor aplicativo para editar vídeo profissional?”. Se a sua empresa oferece uma resposta direta, é provável que o usuário opte por ela.
Por isso, a praticidade é outra vantagem da pesquisa por voz. As empresas que se adaptam a ela podem encontrar melhores formas de direcionar seus conteúdos e adquirir uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes.
Rapidez
A pressa para encontrar respostas também é uma característica das pessoas que fazem busca por voz. Dessa forma, o recurso é utilizado na intenção de facilitar a vida dos usuários.
Nesse sentido, a pesquisa por voz pode agilizar o processo e melhorar a experiência dos consumidores. Nas buscas através de assistentes virtuais, por exemplo, não há a mediação de telas. Outra vantagem é a possibilidade de realizar uma pesquisa sem necessariamente encostar no aparelho.
Dessa forma, os usuários não são expostos a vários resultados de pesquisa, como na pesquisa por texto. Por isso, a rapidez na resposta é um elemento atrativo nesse tipo de pesquisa.
Como fazer SEO para pesquisa por voz?
A verdade é que se você já faz o básico da otimização para mecanismos de busca, está no caminho certo. Geralmente, as estratégias de SEO buscam alcançar as primeiras posições do ranking de buscas do Google e construir uma boa autoridade de domínio para os sites.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Backlinko, esses são os dois principais fatores para conseguir aparecer nos resultados de pesquisas por voz. Os dados revelam que, nesse tipo de busca, 74,9% das respostas são provenientes de páginas classificadas entre as três primeiras posições na SERP.
No entanto, existem algumas práticas que podem favorecer ainda mais sua performance. Confira dicas que podem aumentar as chances do seu conteúdo aparecer nas buscas por voz:
Pensar em mobile first e mobile friendly
Os algoritmos do Google valorizam a boa experiência do usuário e na pesquisa por voz isso não é diferente.
Por isso, é importante que sua página consiga se adaptar a diferentes telas. Além disso, a maioria das buscas por voz são feitas pelo celular e não é interessante para o buscador entregar um resultado não responsivo.
Para atender aos critérios do mobile first, é preciso:
- Criar um site responsivo;
- Rapidez no carregamento das páginas;
- Interface intuitiva;
- Focar na experiência do usuário.
As adaptações para atender ao chamado mobile friendly são semelhantes, bastando garantir que o design para computadores se adeque a diferentes tamanhos de telas.
Por exemplo, se esta for a página em questão aparecer assim na tela do computador:
Confira, respectivamente, a versão incorreta e a versão correta de otimização mobile:
Usar uma linguagem simples e um tom natural de voz
O estudo da Backlinko confirma que conteúdos fáceis de ler ajudam no SEO para a pesquisa de voz. Conforme os dados, apesar da preferência ser por conteúdos longos, as respostas típicas da pesquisa por voz tem apenas 29 palavras.
Dessa forma, se o objetivo é se posicionar nas pesquisas por voz, o aconselhado é apostar em frases curtas e, de preferência, na ordem direta. Outra dica é adotar uma linguagem conversacional, ou seja, que dialogue com o usuário.
Cada vez mais, os algoritmos estão mirando na compreensão da linguagem humana. A tentativa é entender realmente as intenções de busca para entregar resultados assertivos.
Nesse sentido, é necessário pensar em alguns aspectos para estruturar o texto:
- Tom de voz natural;
- Conheça as dúvidas do seu público-alvo;
- Legibilidade das informações;
- Palavras-chave conversacionais no seu nicho;
- Frases curtas na ordem direta.
Usar palavras-chave long tail
Ao fazer uma pesquisa de palavras-chave é importante considerar os termos que os usuários usam para fazer as consultas. No entanto, no caso da pesquisa por voz, é preciso considerar o fator da fala.
Por exemplo, se você tem dúvidas sobre jardinagem e faz uma pesquisa por texto, provavelmente digitaria “plantar tomates”. Utilizando um comando de voz, você perguntaria da forma completa “Como plantar tomates em casa?”.
Por isso, para ranquear para pesquisas de voz é importante investir nas palavras-chave mais específicas, como as de cauda longa, ou long tail como são conhecidas. As vantagens incluem:
- Oferecer respostas mais precisas;
- Pesquisas direcionadas;
- Melhor desempenho nos resultados de voz.
Normalmente, esses termos recebem um volume menor de buscas, porém são bem menos competitivos. Por isso, também pode ser uma estratégia para aumentar o tráfego orgânico e atrair leads qualificados.
Empregar modelo perguntas e respostas
Como mostramos, a tendência da busca por voz é fazer perguntas. Isso significa que as pessoas têm a intenção de encontrar respostas diretas.
Assim, o formato perguntas e respostas costuma funcionar muito bem para o voice search SEO.
Vamos a um exemplo de como o conteúdo deve ser estruturado neste modelo. Imagine que sua área de atuação seja o marketing digital e a dúvida do momento é sobre as ferramentas de inteligência artificial.
O esperado é que muitas pessoas pesquisem “quais os impactos das ferramentas de IA no marketing digital?”.
Por isso, o seu conteúdo deverá responder à questão de forma direta, como: “Os impactos das ferramentas de IA no marketing digital são…”
A ideia é que os conteúdos sejam otimizados para responder os questionamentos: “O que?” “Como?” “Onde?” “Quando?”, inclusive para os headings dos blogposts.
Planejar obter snippets
Featured snippets são conhecidos como trechos de destaque que aparecem na página de resultados do Google, a chamada “posição zero” do buscador.
Segundo a Backlinko, 40,7% de todas as respostas de pesquisa por voz vêm dos featured snippets.
Por isso, otimizar os conteúdos para figurar na posição zero do Google é uma ótima alternativa para ter um bom desempenho nas buscas por voz.
Basicamente, para alcançar esse objetivo, é preciso construir respostas diretas, já que os snippets são parágrafos curtos de informação. Uma boa prática é a criação de FAQ para responder perguntas frequentes sobre seu serviço ou produto.
A ferramenta Answer the Public é ótima para encontrar as principais dúvidas em relação ao seu nicho e auxiliar na criação da sessão de perguntas e respostas. Dessa forma, sua chance de conquistar um featured snippet pode ser maior.
ATENÇÃO: Ao contrário do que muitos pensam, esses destaques não são escolhidos com base na meta descrição. O Google já explicou que os snippets de pesquisa são definidos com base no conteúdo da página!
Por isso, não perca tempo otimizando a meta descrição, até porque seu objetivo é ser um resumo descritivo do conteúdo.
Foque na criação de conteúdo útil e de qualidade!
Fazer um perfil da empresa no Google Meu Negócio
Com o Google Meu Negócio, é possível cadastrar sua empresa no Google e disponibilizar informações sobre horário de funcionamento, localização, fotos, produtos, serviços e outras.
Isso significa que todos esses dados podem ser acessados pelos usuários. Nas pesquisas de voz, informações locais costumam ser muito procuradas.
Assim, se uma pessoa está dirigindo e envia o comando ao assistente virtual “Qual é o restaurante mais próximo?”, seu estabelecimento pode aparecer como resultado.
Portanto, é mais uma forma de ter um bom desempenho no voice search.
Como a Experta pode ajudar?
O mundo do Search Engine Optimization (SEO) está em constante evolução, e as otimizações para as pesquisas por voz fazem parte do processo.
Por isso, o ideal é que as agências de SEO sempre se mantenham atualizadas!
Aqui na Experta isso é prioridade e garante a qualidade dos nossos serviços, não só para os mecanismos de busca como também para o link building e o Digital PR.
Por isso, não perca tempo, conheça os benefícios dos serviços de link building e descubra como aumentar a autoridade do seu site!