3 maneiras de melhorar seu SEO em 2024

Mudanças no modo de pesquisar e de produzir já são realidade no mundo do SEO e prometem impactar ainda mais em 2024.

Publicado em: 4 de janeiro de 2024
Atualizado em: 10 de janeiro de 2024

Se você é proprietário de uma empresa ou negócio, provavelmente está se perguntando como pode levar as coisas para o próximo nível quando se trata de criar conteúdo valioso para seus leads e/ou clientes. 

Se você já está no mercado há algum tempo, provavelmente conhece bem o mundo em constante mudança da otimização de mecanismos de busca (SEO). À medida que as técnicas de marketing mudam, o mesmo acontece com o SEO. 

Vamos dar uma breve olhada em algumas das possíveis tendências de SEO para 2024:

As pesquisas tradicionais estão em queda

Não estamos dizendo que ninguém estará pesquisando nada em 2024! 

Estamos dizendo que as pessoas que pesquisam estão se inclinando mais para as pesquisas feitas por dispositivos móveis e por voz

Dependendo da sua localização atual, é bem possível que haja alguém sentado ao seu lado neste exato momento fazendo uma pergunta à Siri ou ao Google Assistant. Vamos encarar o fato de que é rápido e fácil, então é melhor aceitarmos e nos adaptarmos de acordo.

A previsão é de que, até 2026, mais da metade das pessoas que usam a Internet nos EUA usará algum tipo de assistente de voz para fazer suas pesquisas. Mas o que isso significa do ponto de vista de SEO? 

Uma coisa que é certa é que as pessoas não escrevem e falam da mesma maneira. As pesquisas por voz são muito mais longas do que as pesquisas digitadas, o que torna as palavras-chave de cauda longa essenciais

Além disso, os pesquisadores tendem a procurar bens e serviços em sua área imediata, o que torna o SEO local igualmente essencial.

Então, o que você precisa fazer para ajudar a aumentar seus resultados de SEO? 

Certifique-se de que sua equipe de marketing esteja levando em conta a pesquisa por voz ao otimizar para SEO. Alexa, Siri e Google Assistant não vão a lugar nenhum tão cedo. 

Além disso, com base nas necessidades de seus clientes ou consumidores, faça do SEO local uma prioridade. Uma boa otimização deve sempre consistir em perguntas e conteúdo que seja conversacional, além de palavras-chave de cauda longa. 

E, definitivamente, certifique-se de que seu site seja rápido. Não há nada pior do que um site lento que deixa os pesquisadores esperando pelo que parece ser uma eternidade.

Ainda mais EEAT

Todo profissional de SEO sabe que EAT refere-se ao sistema de classificação de pesquisa do Google (especialização, autoridade e confiabilidade). No ano passado, o Google decidiu acrescentar outro “E” à mistura: experiência

Os criadores de conteúdo e os profissionais de marketing geralmente se referem a isso como “Double E-A-T”. Esse acréscimo indica que os pesquisadores valorizam o conteúdo de autores com experiência no mundo real.

Analisando isso do ponto de vista de SEO, os proprietários de empresas e negócios são incentivados a criar conteúdo que aumente a autoridade de domínio de seus sites

Isso pode ser feito por meio de topic clusters de temas específicos de interesse!

Por exemplo, se você tem uma empresa de danos pessoais que lida com acidentes de carro, é natural que você tenha um cluster sobre acidentes de carro que contenha um conteúdo pilar com informações gerais para que os leitores entendam o assunto. 

Mas não pare por aí. Além dessa parte principal, também deve haver várias partes subtópicas (os clusters) escritas em relação ao que foi discutido na parte principal. Depois que tudo isso for criado, você poderá usar links internos para manter os leitores envolvidos em seu site e, por fim, receber a ligação que você estava esperando.

Não se intimide com a IA

Sim, a inteligência artificial precisa ser discutida mais uma vez…

Ame ou odeie, a IA vem desempenhando um papel importante no marketing de conteúdo há algum tempo e não vai a lugar algum tão cedo. 

Embora haja todo um segmento de pessoas que acredita que a IA será a morte de todos os redatores de conteúdo, ainda há algo a ser dito sobre o bom e velho toque humano

Apesar do aumento do uso da IA, o SEO ainda será muito importante no futuro. Isso não significa que a IA deva ser usada para tudo e, se você estiver tentando se tornar uma autoridade em um assunto, usar a IA como o único meio de redigir seu conteúdo fará mais mal do que bem no longo prazo.

É melhor pensar na IA apenas como um assistente amigável que pode fazer parte do “trabalho pesado” quando se trata de otimização de SEO e ideias de palavras-chave. 

Deixe a escrita para os humanos e você estará no caminho certo para aumentar sua campanha!

Foco no objetivo final

Todos nós sabemos como as pessoas se sentem em relação às mudanças em geral – algumas as adoram e as aceitam de bom grado, enquanto outras as desprezam e fazem careta ao pensar nisso. 

Seja qual for o seu lado da moeda, se estiver interessado em fazer o marketing de seu negócio ou empresa de forma eficaz, você terá que incorporar alguns dos itens acima, pelo menos aos poucos. 

Lembrando que se você não tiver tempo ou experiência para isso, a Experta é uma agência especializada em SEO e está pronta para ajudar!

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