SEO On-page e Off-page: entenda as diferenças
Embora com estratégias diferentes, tanto o SEO on-page quanto o off-page buscam o mesmo fim: aumentar o posicionamento nos buscadores
Os profissionais de marketing digital que acompanham o cenário do SEO (Search Engine Optimization) sabem que o Google trabalha constantemente nas atualizações de seu algoritmo. O objetivo da gigante das buscas é proporcionar a melhor experiência aos usuários e entregar um resultado de pesquisa contextualizado. Portanto, para uma campanha de SEO alcançar os melhores resultados on-line, é preciso entender o que os mecanismos de busca consideram importante na hora de selecionar seu site.
Para que um site ou página se torne relevante para os mecanismos de busca e alcance uma classificação mais alta nas SERPs (Search Engine Results Page) existem estratégias de link building e SEO que você deve desenvolver . Elas podem ser divididas em SEO on-page e SEO off-page. As duas estratégias se complementam e ambas são importantes para o posicionamento on-line de uma marca.
Veja uma breve definição de SEO on-page:
SEO on-page são as estratégias aplicadas no seu site que dependem só de você, pois é possível otimizá-las com ferramentas que estão sob o seu controle. Essas práticas bem adaptadas ao conteúdo melhoram seu posicionamento nos rankings de pesquisa e sua autoridade de domínio (DA).
E agora o SEO off-page:
Já o SEO off-page é o conjunto de estratégias utilizadas para obter backlinks de outros sites da web. A diferença é que essa técnica inclui métodos para criar e promover conteúdo que gere tráfego para o seu site, portanto ela não depende só de você, e sim de fatores que tornam sua página interessante para o público.
Geralmente, essas estratégias são executadas por empresas de Digital PR ou agências de link building.
Quer saber mais sobre cada um desses conceitos? Nos próximos parágrafos você vai entender melhor sobre:
- o que é SEO on-page;
- o que é SEO off-page;
- as diferenças na hora de aplicar as estratégias de SEO on-page e SEO off-page, ajustando suas táticas atuais.
Otimize seu site com técnicas de SEO on-page
Quando você pensa nas técnicas de texto para SEO, como usar palavras-chave, tornar a URL amigável ou aplicar Meta Description, está trabalhando basicamente com SEO on-page, pois são medidas que podem ser aplicadas diretamente por você, dentro do site. Mas isso não quer dizer que você tenha que deixar de lado a qualidade geral e a estrutura do seu conteúdo, pois o desempenho de todos esses mecanismos depende dele.
Palavras-chave
A otimização de palavras-chave ainda pode ser considerada um dos pontos mais estratégicos do SEO. Sempre considere trabalhar palavras-chave de cauda longa (long tail keywords), que se encaixam melhor nos padrões de pesquisa dos usuários da web. Pense no que seu público-alvo está pesquisando e tente encaixar as palavras-chave em torno dessa indagação para otimizar o conteúdo do seu site.
Title tags
Esse é um dos elementos mais importantes quando falamos de SEO On-page. As tags de título fornecem o contexto inicial sobre o assunto tópico de uma respectiva página, ou seja, é o cabeçalho principal que você vê nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. Essa é também é uma importante informação que os robôs do Google buscam em cada página do seu site.
Para chamar atenção dos usuários, suas “title tags” precisam informar o que a sua publicação vai mostrar. Considere também inserir a palavra-chave que você está trabalhando no início da frase (desde que se respeite o contexto). Mas atenção, no Google o espaço para a exibição das title tags é limitado, então procure mantê-las em até 65 caracteres, para que não apareçam cortadas.
Heading tags
As headings são os títulos e subtítulos de uma página, organizados dentro de uma lógica ao longo do texto. Os mecanismos de pesquisa usam esses títulos para indexar a estrutura e o conteúdo de suas páginas da web. O formato H1 deve ser reservado ao título e deve conter a palavra-chave principal. A seguir devem vir os subtítulos (H2, H3…, até H6, se for o caso). O objetivo é semelhante à title tag vista anteriormente mas, neste caso, sem limite de caracteres.
Links internos
Vincular internamente páginas relevantes do seu site facilita o escaneamento das páginas pelos robôs dos mecanismos de busca. Além disso, também induz o usuário a navegar por ele, complementando sua pesquisa com conteúdos criados por você. Esse elemento mantém seus visitantes envolvidos por mais tempo e melhora a indexação da página pelos mecanismos de pesquisa, o que resultará em uma classificação mais alta. Cada página do seu site deve estar vinculada a outra da mesma categoria ou subcategoria, bem como à página inicial.
Estrutura de URL
Uma estrutura de URL (Uniform Resource Locator) organizada é importante para que os mecanismos de pesquisa rastreiem seu site com mais facilidade e tornem a navegação mais eficiente para os visitantes. Seus localizadores precisam conter palavras-chave que reflitam as páginas para as quais direcionam, pois URLs fáceis de entender têm mais probabilidade de ganhar cliques.
Evite URL’s com muitos caracteres e números.
Meta Description
Meta Description é aquela descrição curta que aparece logo abaixo da URL (Uniform Resource Locator), na página de resultados de pesquisa, ou abaixo de um título nas postagens sociais. Essa descrição deve reproduzir o seu conteúdo, incluindo todas as palavras-chave relevantes a serem buscadas pelos rastreadores. Para garantir que sua descrição seja mostrada da melhor forma, tente mantê-la com até 300 caracteres.
Ganhe tráfego orgânico com as técnicas de SEO off-page
A estratégia de SEO off-page engloba todas as medidas adotadas fora do site para otimizar o seu ranqueamento nos mecanismos de busca, como o link building.
Entre elas estão as menções ao seu negócio ou marca (que embora não gerem links, também são consideradas pelos algoritmos do Google) e a construção de uma rede de links que apontam para o seu site – chamada de backlink.
Link building
Essa técnica do SEO off-page é a mais utilizada por profissionais de marketing digital para a geração de backlinks. Existem várias abordagens orgânicas que você pode adotar para que sites apontem para o seu conteúdo. No entanto, é a qualidade desse conteúdo que contribui muito para que a sua estratégia de vinculação traga resultados efetivos.
A partir dele, você poderá ganhar links naturalmente ou através de técnicas otimizadas para atraí-los, como a criação de peças de conteúdo com alto potencial de compartilhamento.
Veja como criar um conteúdo otimizado para SEO:
Assessoria de imprensa digital
Os profissionais de assessoria de imprensa podem aumentar sua presença on-line, obtendo citações e backlinks de alta qualidade, aumentando o alcance e a visibilidade do seu site e gerando tráfego de referência. Também provam aos mecanismos de pesquisa que seu site é legítimo, relevante e ativo, resultando em pontuações de confiança e classificações mais altas nos mecanismos de busca.
Redes sociais
Embora a classificação de uma página não esteja diretamente ligada às interações nas mídias sociais, as postagens que recebem muitos cliques certamente ajudarão a aumentar o tráfego do site e a gerar muitos compartilhamentos de links.
O SEO on-page e off-page trabalham em conjunto para melhorar a sua classificação nos mecanismos de pesquisa. O seu esforço deve ser direcionado para a produção de um conteúdo de qualidade, com o melhor suporte em SEO.
Se você quer se aprofundar mais em SEO on-page, confira este artigo:
E para saber mais sobre SEO off-page, leia o artigo a seguir:
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