Nas estratégias de SEO e link building, a escolha e a variação do texto âncora são essenciais para alcançar bons resultados e garantir que o conteúdo esteja alinhado com as intenções de busca e o contexto das URLs trabalhadas. Por isso, é fundamental aprender a usar textos âncora de maneira estratégica e com variações eficazes.
Também chamado de anchor text, o texto âncora desempenha um papel fundamental na formação de contexto para uma página e um site, pois comunica aos motores de busca e aos usuários o tema da página de destino, ajudando a estabelecer sua relevância para determinadas palavras-chave. Em um conteúdo sobre link building, por exemplo, o texto âncora pode relacioná-lo a páginas de autoridade de domínio e SEO on e off-page.
Ao ser estrategicamente elaborado, o texto âncora não apenas direciona o tráfego, mas também reforça a intenção de busca associada à URL, colaborando para o ranqueamento e para a criação de uma rede de links internos e externos coerente. Essa contextualização é essencial para que o Google entenda o conteúdo e a hierarquia do site, promovendo uma experiência mais fluida e direcionada para os usuários.
Entenda tudo o que você precisa saber sobre o texto âncora e como ele pode melhorar o ranqueamento do seu site.
Vamos lá?
O que é um texto âncora?
Ao ler um conteúdo de um site, você pode se deparar com palavras ou frases escritas na cor azul e/ou sublinhadas. Ao clicar nelas, outra página vai abrir com um texto para aprofundar, ainda mais, o assunto. De forma resumida: texto âncora é o termo ou frase clicável dentro de um hiperlink que direciona o usuário a outra página. O texto âncora comunica ao Google e aos usuários o tema da página de destino e pode influenciar diretamente o ranqueamento e a relevância da URL.
Para explicar melhor, suponha que você esteja interessado em saber mais sobre a relação de IA e SEO e clique no conteúdo “3 tendências de inteligência artificial no mundo do SEO” da Experta. O texto âncora nesse caso é: 3 tendências de inteligência artificial no mundo do SEO
“Texto âncora relevante + backlinks de qualidade = mais visitas orgânicas e autoridade”
Quais as diferenças entre texto âncora e palavra-chave?
Apesar de terem conceitos e ideias parecidas, o texto âncora tem funções e usos distintos das palavras-chave para SEO.
- Texto âncora: É o texto clicável de um hiperlink que direciona o usuário a outra página. Ele serve para informar tanto aos usuários quanto aos motores de busca sobre o conteúdo da página de destino, ajudando a contextualizá-la. Um texto âncora pode ou não conter palavras-chave, dependendo da estratégia.
- Palavra-chave: engloba termos ou frases que as pessoas digitam no Google ou em outros buscadores. Por exemplo, quando procuram por informações. Umas das funções das keywords é auxiliar a encontrabilidade de conteúdos e páginas de sites na web mais fácil de ser encontrado e atrair visitantes para o site. Palavras-chave são utilizadas em diversos elementos do site, como títulos, descrições, cabeçalhos e no próprio texto âncora.
Critérios para escolher o texto âncora
Relevância com a URL
O texto âncora deve estar diretamente relacionado ao conteúdo da página de destino. Trabalhar um texto âncora desconexo pode prejudicar o ranqueamento e confundir tanto os usuários quanto os motores de busca.
Exemplo prático:
Se a URL é sobre “Tênis de corrida”, o texto âncora pode ser:
- “Melhores tênis para corrida”
- “Guia de tênis de corrida”
Intenção de busca
Identifique se a página atende à intenção de busca do usuário, seja informacional, transacional ou de navegação. Isso ajuda a alinhar o texto âncora ao tipo de conteúdo buscado.
Exemplo:
- Intenção transacional: “Compre tênis de corrida com desconto”
- Intenção informacional: “Como escolher o melhor tênis de corrida?”
Naturalidade
É importante variar os textos âncora para evitar superotimização, que pode ser penalizada pelo Google. Misture palavras-chave exatas com âncoras genéricas ou relacionadas ao contexto.
Como fazer variação de texto âncora?
Tipos de texto âncora
- Exata: Usa exatamente a palavra-chave principal.
- Exemplo: “Tênis para maratonistas”
- Parcial: Inclui variações da palavra-chave principal.
- Exemplo: “Melhores tênis para maratonistas”
- Genérica: Frases amplas sem foco na palavra-chave principal.
- Exemplo: “Saiba mais” ou “Clique aqui”
- Marca: Usa o nome da marca como texto âncora.
- Exemplo: “Tênis Esporte Pro”
- URL nua: Coloca a URL diretamente como texto âncora.
- Exemplo:
www.exemplo.com/tenis-de-corrida
- Exemplo:
Estratégia de distribuição
- Página principal (Home): Priorize textos âncora com o nome da marca.
- Páginas de categoria: Use textos âncora relacionados aos temas gerais da categoria.
- Exemplo: “Modelos de tênis esportivos”
- Páginas de produto ou conteúdo específico: Trabalhe textos âncora mais detalhados e voltados à conversão.
- Exemplo: “Tênis para corridas longas”
DICA EXPERTA: Se você tem palavras-chave importantes para o seu site, coloque-as em alguns textos âncoras, especialmente em páginas internas. Isso pode melhorar o ranqueamento dessas páginas para essas keywords.
Como usar textos âncoras para estratégias de SEO
O texto âncora atua como uma ponte entre o conteúdo de um site e a relevância percebida pelos motores de busca, sendo uma das principais estratégias de SEO. Entender como utilizá-lo pode ser determinante para o sucesso da sua empresa no ambiente online.
Escolha palavras-chave relevantes
A palavra-chave no texto âncora deve estar relacionada ao conteúdo da página de destino e refletir o que os leitores estão buscando. Dessa forma, os robôs entendem o contexto do link e melhoram a classificação da página para aquela KW.
Com a palavra-chave “backlinks”, o texto âncora relevante pode ser feito da seguinte forma: Como conseguir backlinks de qualidade?
Crie um texto âncora curto
Manter o anchor text direto ao ponto facilita a leitura e não sobrecarrega o usuário. Ele fica mais impactante e fácil de escanear, o que é útil em dispositivos móveis.
Em um conteúdo sobre o que mais está influenciando pessoas no mercado, o texto âncora básico, com a KW “tendências de mercado”, é:
Se você está interessado em aprender mais sobre tendências de mercado, acesse nosso blog.
Faça chamadas inteligentes
Chamadas inteligentes no texto âncora significa usar frases que incentivem a ação do usuário e sejam otimizadas para os resultados da SERP (Search Engine Results Page) do Google. Isso inclui o uso de palavras que induzem à ação, como no exemplo abaixo:
“Descubra como aumentar seu tráfego orgânico”
Em vez de um simples “clique aqui”, esse texto âncora incentiva a curiosidade e está alinhado com o que os usuários podem estar pesquisando.
Use a criatividade
Ser criativo com os textos âncoras ajuda a capturar a atenção do usuário e diferenciar o conteúdo do seu site, tornando seus conteúdos mais relevantes para os leitores e para os robozinhos de busca.
Assim, evite usar um simples “ver mais” e implemente termos mais chamativos, como “navegue pelas tendências da IA”.
Atenção: URLs como texto âncora
O uso de URLs como texto âncora (também conhecido como URL nua) pode ser uma estratégia válida em algumas situações específicas, mas deve ser aplicado com cautela. Aqui estão as principais orientações:
- Construção de links externos simples: É comum utilizar URLs nuas em menções externas, como fóruns, comentários ou postagens em redes sociais, onde a formatação do texto âncora pode ser limitada.
- Branding: Quando a URL contém o nome da marca ou é simples e facilmente memorizável, pode reforçar o reconhecimento da marca.
- Diversificação do perfil de links: O uso ocasional de URLs nuas contribui para uma variação saudável no perfil de textos âncora, evitando superotimização (excesso de palavras-chave exatas).
O uso de URLs como texto âncora pode trazer benefícios específicos, como a naturalidade em certos contextos e a diversificação do perfil de links, o que ajuda a evitar penalizações por padrões de linkagem excessivamente otimizados. Elas são úteis em links gerados por usuários, como em fóruns ou redes sociais, onde a formatação pode ser limitada, além de reforçar o branding, especialmente quando a URL inclui o nome da marca.
No entanto, é importante ter cautela, já que URLs nuas não fornecem contexto sobre o conteúdo da página de destino, enfraquecendo a capacidade dos motores de busca de entender sua relevância. Além disso, o uso excessivo dessas URLs desperdiça a oportunidade de reforçar palavras-chave e pode transmitir uma imagem pouco profissional em textos formais ou estratégicos, tornando necessário equilibrar essa abordagem com textos âncora mais contextuais e otimizados.
Como usar textos âncoras no seu blog
O texto âncora desempenha um papel importante na construção de links externos e internos para os blogs. Agências especialistas em SEO escolhem cuidadosamente o texto âncora para links de um blog, o que melhora a navegação e otimiza o SEO do site.
Para alcançar a qualidade e eficiência do seu blog, existem algumas práticas que auxiliam na melhora da produção e do desenvolvimento de um anchor text. Conheça algumas:
Tenha estratégias de longo prazo
Organizar estratégias de longo prazo para textos âncoras em blogs envolve a criação de um plano consistente, que busque otimizar continuamente o SEO e melhorar a experiência do usuário.
“Em vez de focar apenas em soluções imediatas, uma abordagem estratégica garante que os links e textos âncoras estejam alinhados com objetivos de longo prazo, como construção de autoridade e aumento de tráfego.”
Um exemplo é organizar um calendário. Cada postagem de blog deve incluir links âncoras que não só direcionem para conteúdos relacionados, como também reforcem palavras-chave importantes. Ao longo de vários posts, crie uma rede de links âncoras sobre o mesmo assunto.
Crie textos âncoras chamativos
Um anchor text chamativo atrai mais atenção e incentiva mais cliques, com frases envolventes e conteúdos de qualidade. Em vez de usar “leia mais”, você pode investir em frases mais bem produzidas, como “Descubra de uma vez por todas os segredos do marketing digital”.
Os textos âncoras bem formulados podem despertar a curiosidade ou destacar benefícios, incentivando os leitores a explorar mais.
Não repita
Evitar a repetição de textos âncoras é importante para garantir uma navegação diversificada e leitura mais fluida. O excesso pode parecer spam e diminuir a eficácia do SEO.
Use variedades de palavras para não gerar over-optimization. No lugar do texto âncora “dicas de SEO” em vários links de uma mesma página, coloque “estratégias eficazes de SEO”, “melhores práticas de SEO” e “guia completo de SEO”.
Use tipos diferentes
Utilizar variações de tipos de texto âncora é muito importante para criar uma estratégia de links mais eficaz. Você pode combinar correspondência exata, parcial, genérica e de marca, além de evitar a sobrecarga de um único estilo.
Se você tem uma série de conteúdos sobre “marketing de conteúdo”, use diferentes textos âncoras — “estratégias de marketing de conteúdo”, “benefícios do marketing de conteúdo” e “dicas para um marketing de conteúdo eficaz”, por exemplo — para criar uma rede de links mais rica e diversificada.
Diversificar ajuda a melhorar a otimização para diferentes palavras-chave e evita a canibalização de termos (várias páginas sendo ranqueadas para uma mesma KW).
Use links de páginas relevantes
Certifique-se de que os textos âncoras estão vinculando a páginas relevantes e de qualidade dentro do seu blog. Isso ajuda a manter os leitores engajados e facilita a navegação pelo conteúdo relacionado, além de ajudar os motores de busca a entender melhor a estrutura e a do seu site.
Se você está escrevendo um post sobre “otimização de conteúdo para SEO”, inclua links âncoras para artigos relacionados, como “como fazer pesquisa de palavras-chave” ou “estratégias de link building”, para fornecer contexto adicional e manter os leitores no seu site.
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