Você já ouviu falar em UTM?
Quem trabalha com marketing digital sabe que mensurar dados é uma etapa importante para acompanhar os resultados das campanhas e dos projetos de uma marca. Nesse processo, é comum utilizar ferramentas que exibem métricas capazes de medir o sucesso de toda a estratégia.
E é nesse contexto que o UTM, sigla para Urchin Traking Module, entra em jogo. Os parâmetros UTMS identificam a origem do tráfego das páginas e ainda avaliam o desempenho de links, trazendo transparência à análise de resultados. Para o SEO, representa a articulação entre as ações de otimização e as conversões dentro do site.
Ficou curioso para saber mais?
Neste conteúdo, preparamos um guia completo sobre UTM. Iremos explicar mais a fundo o que é essa ferramenta, como ela pode ser usada em suas estratégias, quais são os parâmetros entregues por ela e, também, as boas práticas de uso.
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Saiba o que é UTM
Como já mencionamos anteriormente, UTM é a sigla para o termo em inglês Urchin Tracking Module, Módulo de Rastreamento Urchin em tradução livre. O termo refere-se a um conjunto de parâmetros adicionados às URLs para rastrear a origem do tráfego.
Esses parâmetros são códigos de consulta que mostram informações detalhadas sobre a origem do tráfego, permitindo que os profissionais de marketing digital identifiquem de onde vêm os visitantes e como eles interagem com o conteúdo.
Ou seja, com um UTM, você consegue reconhecer como o público acessou determinada URL, assim como outros resultados específicos para realizar análises completas dos canais utilizados nas campanhas.
Os códigos UTM foram, originalmente, desenvolvidos por Urchin Software Corporation, que foi adquirida pelo Google em 2005, e hoje são amplamente utilizados com o Google Analytics.
Como o UTM pode ser usado no marketing digital?
Os parâmetros UTM são usados para rastrear e analisar o desempenho de campanhas de marketing, somando informações específicas às URLs. Dessa forma, quando um usuário clica em um link com esses parâmetros, esses dados são enviados com o pedido de HTTP ao servidor do site, permitindo que ferramentas de análise, como o Google Analytics, capturem informações.
No marketing digital, essa ferramenta pode auxiliar em diferentes estratégias. Os dados obtidos podem ajudar a alocar recursos de maneira mais eficiente, investindo em canais que tragam mais resultados e ajustando os menos eficazes.
Confira, a seguir, como o UTM pode ser usado no marketing digital:
Verificar conteúdos mais efetivos em cada canal de social media
Uma das formas interessantes de utilizar o UTM no marketing digital é para verificar quais conteúdos são mais efetivos para cada canal de social media. Ao adicionar parâmetros UTM às URLs que você compartilha nas mídias sociais, você consegue identificar qual conteúdo gera visibilidade.
Dessa forma, é possível entender qual dos materiais produzidos para cada rede social tem um retorno positivo. Com o UTM, é possível detectar que, no Instagram, os memes, sejam eles em imagem ou vídeo, funcionam melhor do que os conteúdos informativos, por exemplo.
Entender qual rede social engaja o público-alvo
Além de entender qual conteúdo tem mais efetividade, os parâmetros também são úteis para compreender qual rede social engaja mais o público. Por exemplo, você pode descobrir se um post no Instagram traz mais visitantes para o seu site do que uma publicação no Facebook. Isso porque os parâmetros permitem rastrear a origem do tráfego e analisar o desempenho de campanhas específicas em diferentes plataformas.
Rastrear a eficácia de campanhas de vendas on-line
Os parâmetros UTM também ajudam a rastrear os resultados das campanhas de vendas on-line. Os códigos adicionados podem dar informações detalhadas sobre o desempenho de cada uma. O rastreamento acontece por meio de:
- Identificação da fonte de tráfego que permite ver de onde vem o público;
- Análise de desempenho para comparar a performance em diferentes campanhas;
- Otimização de campanhas para ajustar as estratégias com base nos dados coletados para melhorar o ROI (Retorno sobre investimento);
- Segmentação de público para entender melhor quais parcelas não respondem a determinadas campanhas.
Ajustar as estratégias com base em dados concretos
Os parâmetros UTM são ferramentas fundamentais para ajustar as estratégias de marketing com base em dados concretos. Os códigos oferecem uma série de informações que podem ajudar os analistas a tomarem decisões informadas e otimizarem seus esforços nas campanhas. Isso pode ser feito graças a:
- Identificação de canais eficazes;
- Ajuste de conteúdo;
- Segmentação de público;
- Acompanhamento de tendências.
O UTM também permite uma otimização de orçamento, o que dá a oportunidade de alocar os recursos de marketing de maneira mais eficiente, investindo em campanhas e canais que gerem mais ROI.
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Quais são os parâmetros de UTM?
Ao longo do texto, falamos muito sobre como os parâmetros de UTM podem ajudar o marketing digital. Mas você deve estar se perguntando que parâmetros são esses, não é mesmo?
Cada UTM é composto por diferentes códigos que oferecem informações específicas. A seguir, você irá conhecer cada um deles. Confira!
Campaign
O parâmetro utm_campaign é usado para identificar a campanha específica. O termo é o item principal do link rastreável e agrupa diferentes fontes, meios e conteúdos. Para rastreá-lo, deve-se colocar o nome da campanha, que pode ser de materiais, promoção de produtos ou ações, por exemplo.
Exemplo: utm_campaign=ebook-como-fazer-sua-empresa-vender-mais
Source
O parâmetro utm_source é aquele que identifica a fonte de tráfego. Isso significa que é ele quem determina o canal de onde veio o usuário, se é pelo Google, newsletter ou rede social, por exemplo.
Exemplo: utm_source=google
Medium
O parâmetro utm_medium, por sua vez, especifica o meio utilizado na campanha. Embora ele pareça com o source, são coisas distintas e têm funções diferentes. O parâmetro medium ajuda a entender a origem do tráfego no que diz respeito a qual local que aquele link foi compartilhado, como e-mail, CPC ou banner.
Exemplo: utm_medium=cpc
Content
Já o parâmetro utm_content é aquele utilizado para determinar o conteúdo relacionado ao link, principalmente, quando são feitos conteúdos semelhantes para públicos diferentes. Ou seja, ele é bastante usado para diferenciar conteúdos ou links similares dentro do mesmo anúncio.
Isso porque, em anúncios, os parâmetros anteriores podem ser totalmente iguais e o content é o que diferencia o formato utilizado, como banner, vídeo ou outro formato.
Exemplo: utm_content=lpseoadstopo+ebookfazersuaempresavendermais
Term
Por fim, o parâmetro utm_term é usado principalmente para rastrear palavras-chave em campanhas pagas. Esse código é útil para entender com qual termo o anúncio foi exibido e se houve a conversão do lead.
Exemplo: utm_content=palavra-chave-do-anuncio
Boas práticas para usar UTM
Para garantir que os parâmetros UTM sejam eficazes em seu trabalho, é preciso seguir algumas boas práticas. Três aspectos garantem a precisão dos dados e a facilidade de análise. São eles:
- Consistência da nomenclatura;
- Clareza e descritividade;
- Documentação e treinamento.
A seguir, iremos explicar um pouco mais sobre essas boas práticas, mostrando os motivos que fazem elas serem importantes para o UTM.
Consistência na nomenclatura
A nomenclatura dos parâmetros UTM devem ser sempre consistentes para facilitar a análise de dados. Por isso, é importante que os analistas decidam previamente um padrão para nomear os parâmetros e siga-o, rigorosamente, em todas as campanhas.
Por exemplo, decidir se vai usar CPC em caixa alta ou não, e manter essa escolha em todos os projetos. A consistência ajuda a evitar variações que podem complicar as futuras análises.
Clareza e descritividade
Outro aspecto importante é escolher nomes claros e descritivos para os parâmetros UTM. A decisão ajuda a identificar, rapidamente, a origem e o propósito de cada campanha. Ao invés de usar “source1” ou “src2”, por exemplo, opte por usar “Google Ads” ou “Facebook”.
Já para os parâmetros de campanha, utilize nomes que representem o conteúdo ou objetivo da campanha, como “promo_natal_2024” ao invés de usar “promo1”.
Documentação e treinamento
A documentação das convenções de nomenclatura e processos de UTM também deve ser feita. Para isso, é necessário fazer um guia de estilo interno que detalhe como os parâmetros devem ser nomeados e usados. Isso facilita a consistência em todas as campanhas e evita confusões.
Além disso, a equipe deve ser treinada para garantir que todos sigam todas as diretrizes. Esse tipo de iniciativa ajuda a evitar discrepâncias e erros nos dados.
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Agora que você já entendeu tudo sobre UTM e como esses parâmetros podem ajudar suas campanhas no marketing digital, é hora de potencializar as suas estratégias com um time de especialistas!
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